Apresentação

As inscrições para ouvintes estão encerradas.
A Comissão Organizadora.
****
A historiografia brasileira recente tem cada vez mais se debruçado sobre os mecanismos jurídicos e as legislações que constituíram o mundo do trabalho e as identidades dos trabalhadores nacionais. Desde as leis referentes à escravidão até as tentativas de desregulamentações recentes, passando pela implantação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o universo dos direitos sociais se confunde e se molda em conjunto com o universo do Direito. Se o campo jurídico se define, a princípio, como diretriz de conduta da sociedade, estudos recentes mostram que, muitas vezes, os trabalhadores tomaram normas e tribunais como campos de estratégias e possibilidades, esgarçando os limites das próprias definições legais.

As discussões atuais no âmbito historiográfico e a perspectiva interdisciplinar das pesquisas em História Social do Trabalho são o tema das V Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho da Seção Rio Grande do Sul da Associação Nacional de História (ANPUH-RS). O evento, realizado em conjunto com o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, pretende ainda discutir o estado dos acervos e arquivos referentes ao tema no estado, bem como novas possibilidades metodológicas.

Com o tema Trabalho, Justiça e Direitos no Brasil, as V Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho contarão com mesas-redondas, comunicações coordenadas e conferência, com participantes do estado e professores convidados de outras regiões. O evento possibilitará ampla participação da comunidade acadêmica, pois não cobrará inscrições e terá grande divulgação. Está prevista ainda a realização de comunicações coordenadas com a apresentação e debate de pesquisas em andamento ou concluídas. As Jornadas incentivam o diálogo entre a Academia e a sociedade, a partir da promoção conjunta com o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul.

0 Dúvidas, comentários, sugestões:

Postar um comentário